domingo, 27 de novembro de 2011

Limite sem traumas...

  






Olá meninas..tudo bem??

Hoje vim dividir um assunto de mãe com vcs..


Bater ou não bater para educar?

Confesso que ultimamente a educação do Bernardo tem ocupado bastante meu tempo e meu pensamento..acontece que meu filho é o típico "ativo demais",mas dentro do normal..ele não se enquadra no quesito hiperativo..só é bem sapequinha mesmo..

Confesso que no início sem saber como mostrar limites eu me rendi a famosa palmadinha corretiva.Mas depois de um tempo sem sucesso,eu comecei a perceber que quando  eu falava não ou me aproximava mais séria do BÊ ele fechava os olhinhos como que se protegendo pra não apanhar..e quero deixar bem claro aqui pra vcs que NUNCA BATI DE VERDADE nele.Só uma palmadinha de levinho mesmo..Mesmo pq meu coração amolecido não me permitiria nunca...

Então comecei a pensar e muito sobre como educar meu filho de 2 anos,que já entende sim o que falamos,mas está começando a se expressar oralmente por agora e sua dicção é típica "só mamãe entende"...#decifraê

Como educar o meu filho se ele simplesmente ignora o meu falar nas horas de indisciplina?

Então comecei a fazer o seguinte:
Toda vez que o Bernardo faz alguma coisa que não pode eu falo assim: "Filho vem aqui conversar com a mamãe,olha no olho da mamãe..e falo o que ele fez de errado e pra ele não fazer mais." 
Falo assim com uma cara bem séria,não vale rir!!!rsrs

(apesar de que o rostinho dele olhando no meu olho e esperando o que vai vir dá uma vontadinha bem boa de rir viu...)

E falo isso pegando nas mãozinhas dele,abaixada na altura dele,ou com ele sentado no colo.

Então meninas,eu aboli totalmente da minha vida a palmadinha corretiva que de corretiva não vi nada..vi foi medo e susto no olhar do meu bebê..e tb risadinha do tipo,eu estou brincando com vc e vc comigo..enfim!!!a palmadinha corretiva não existe!!!!!

Bom,nas primeiras vezes que usei o meu novo método,confesso que Bernardo levou muito na brincadeira..me testou de todas as formas possíveis..mas me mantive calma e sobrevivi!!!rsrs

E então..eu me rendi a ser uma mãe que tem relacionamento com seu filho,que olha,fala e corrige..e nada de torturas...eu optei pela troca de amor e afeto..e com isso não precisei abrir mão da autoridade e do respeito,muito pelo contrário..

Eu acredito que sou inteiramente responsável pelo desenvolvimento emocional de meu filho. E limitando as formas de expressão e aprendizado dele  com pequenas torturas mascaradas de correção não vão me fazer torná-lo um homem feliz..

Descobri que esta comunicação que meu filho encontra hoje em mim será essencial para nossa vida futura como mãe e filho,pra sua vida em sociedade,suas relações amistosas e amorosas..enfim!!!pra sua vida inteira!!!

Desde pequenos já somos formadores de idéias e aquilo que ensino pra meu filho hoje,fará parte de sua vida para sempre...

                                               

Obrigada por me permitirem dividir com vcs..se quiserem compartilhar algo comigo,saibam que me sentiria ainda mais feliz!!!

Obrigada de coração..

Nenhum comentário:

Postar um comentário